No último ano, a proposta de reforma da previdência assombrou muita gente, principalmente quando se falava em aposentadoria. Uma nova proposta deve ser encaminhada em breve para a votação. A ideia é que a nova legislação enrijeça os critérios de acesso aos benefícios previdenciários, principalmente nas aposentadorias.
Mas então, você deve se aposentar antes da reforma da previdência?
Em primeiro lugar, antes de entrar com um pedido para se aposentar é preciso fazer o cálculo da aposentaria. Você nunca consegue se “desaposentar”, por isso, é importante que o pedido de aposentadoria seja feito no momento correto. Fique atento aos valores da sua aposentadoria. Se você se aposentar com um salário mínimo, por exemplo, esse será o valor do seu benefício para o resto da vida. Às vezes, vale a pena esperar um tempo a mais para que o benefício seja maior. É tudo questão de calcular com antecedência.
Se a sua preocupação é perder o benefício da aposentadoria com as mudanças da previdência, fique tranquilo. A aposentadoria é um direito adquirido, ou seja, quando você fecha seu tempo de contribuição você tem o direito. Portanto, se atualmente você já tem direito a se aposentar, pode fazer tudo com calma, porque a mudança não poderá tirá-lo de você.
Com as regras do direito adquirido, independe se você solicitar o benefício logo em seguida ou depois de 12 meses, você tem garantia que será aposentado quando fechar seu tempo de contribuição.
Ficou com dúvidas?
Entre em contato com nossa equipe.