Golpes do WhatsApp: o que eu devo fazer?

Golpes do WhatsApp: o que eu devo fazer?

Já virou rotina para a maioria das pessoas o recebimento de mensagens suspeitas de amigos pedindo transferências urgentes, não é mesmo? A mensagem é de um colega distante, um amigo e, às vezes, até de familiares muito próximos. Sobretudo, chama atenção pois geralmente contém vários erros de digitação e desculpas sem fundamento para o pedido de dinheiro com urgência. Essa é o famoso golpe do WhatsApp.

A clonagem de WhatsApp faz 15 mil vítimas por dia no Brasil, segundo dados do DFNDR LAB, laboratório de cibersegurança da PSafe. Esse é o segundo golpe mais cometido durante a pandemia, perdendo apenas para golpes os financeiros.

Quer escapar dos golpes? Conheça os dois golpes mais comuns do WhatsApp e saiba o que fazer em cada situação.

1. Golpe com utilização do código de segurança

O golpe com a utilização do código de segurança faz você perder o acesso ao seu celular. Com o seu número em mãos, golpistas entram em contato solicitando uma confirmação de um número de verificação que você receberá via SMS.

Sobretudo, esse código é a autenticação do próprio aplicativo de WhatsApp. Ela NUNCA deve ser enviada para outra pessoa, caso contrário, você concederá uma chave de acesso ao seu aplicativo. Golpistas conectam sua conta a um novo celular e te desconectam. A partir disso, utilizam como se fosse você, falando com seus contatos.

Sempre desconfie!

Nunca compartilhe o código de seis dígitos do WhatsApp enviado via SMS com terceiros, assim os criminosos não terão acesso a sua conta. Essa é uma informação particular.

Ative também a “confirmação em duas etapas”. Com ela ativada, você precisará digitar o PIN de seis dígitos todas as vezes que quiser confirmar seu número no WhatsApp. Para ativá-la, entre em Configurações/Ajustes > Conta > Confirmação em duas etapas > ATIVAR. Em seguida, defina uma senha e digite seu e-mail.

Por fim, se algum amigo estiver enviando mensagens tendenciosas, faça uma ligação ou chamada de vídeo para confirmar.

Cai no golpe, e agora?

Se você infelizmente cair nesse golpe, comece avisando seus amigos e familiares mais próximos e faça uma publicação em suas redes sociais para alertar. Você evitará que eles façam transações financeiras.

Além disso, tente recuperar sua conta. Entre novamente no aplicativo, confirmando novamente o seu telefone. Em seguida, vá também em: Configurações/Ajustes > Conta > WhatsApp Web/Desktop > Sair de todos os computadores. Caso ainda tenha algum problema, acione a ajuda do WhatsApp: Configurações/Ajustes > Ajuda > Fale Conosco.

Confirmou algum pagamento para os golpistas?

Se você chegou a enviar algum um valor achando que era um familiar ou conhecido, entre em contato com o banco da conta de destino avisando do ocorrido e solicitando a possibilidade de cancelamento da transação. Reúna os prints, documentos e comprovantes de pagamento e faça um Boletim de Ocorrência.

2. Golpe com utilização da sua foto

Um golpe muito mais simples e que tem se popularizado muito nos últimos tempos. Ocorre quando um golpista se faz passar por uma pessoa conhecida para pedir dinheiro. Assim, utiliza o nome e uma foto sua, de um amigo ou familiar – geralmente é a própria foto que a pessoa usa em seu WhatsApp ou nas suas redes socais – em um outro número de telefone celular. A conversa começa avisando que este é um novo número e que precisa de ajuda. A partir dai, o golpe se desenrola para um pedido de transferência financeira.

Desconfie e confirme os fatos

Para essas situações, o melhor é sempre desconfiar. Entre em contato com a pessoa pelo seu número original. Prefira o contato por ligação ou vídeo chamada. Confira se ela realmente mudou de número.

Sofri o golpe, o que faço?

Siga as mesmas instruções anteriores. Avise seus contatos, denuncie para o canal do WhatsApp e faça um boletim de ocorrências.

Tenho como prevenir esse tipo de golpe de WhatsApp?

Infelizmente, essa situação é mais difícil de prevenir. Afinal, não há invasão do seu celular e das suas informações. É um golpista que está se passando por você.

É recomendado que você desative a visualização da sua foto de perfil do WhatsApp para pessoas que você não tem na sua lista de contatos, evitando que alguém salve sua foto para se passar por você. Vá em Configurações > Conta > Privacidade > Foto do perfil > “Meus contatos”.

Bruno Thiago Krieger

Advogado OAB/SC 37.318 | Direito das Famílias, Consumidor e Sucessões.

Quer saber mais sobre os seus direitos? Segue a gente no Instagram e no Facebook e acompanhe outras notícias.